sobre

Reuniões da Plataforma Habitacidade na Escola da Cidade

Reuniões da Plataforma Habitacidade na Escola da Cidade

O QUE É

O HABITACIDADE é uma plataforma aberta a pessoas, grupos e movimentos, que se propõe a dar apoio à construção coletiva e sustentável do habitat contemporâneo, divulgando os ideários da gestão democrática e participativa da cidade, do direito à moradia e do direito à cidade.

O HABITACIDADE surgiu no curso de Pós-Graduação “Habitação e Cidade” da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, mantida pela Associação Escola da Cidade, entidade sem fins lucrativos que congrega profissionais de diversas áreas, reunidos sob o princípio didático-pedagógico da interação entre o conhecimento científico e a prática social.

O HABITACIDADE tem por objetivos gerar, aplicar e difundir conhecimentos e estratégias criativas que atendam à demanda das organizações e movimentos sociais por apoio técnico comprometido com suas aspirações. A plataforma pretende também promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre os caminhos da transformação de territórios urbanos, especialmente no que se refere à produção da habitação como efetivo habitat humano — abrigo associado a infraestrutura e equipamentos públicos urbanos, num composto que permita a busca pela consciência das possibilidades humanas.   

 

O QUE FAZEMOS

O HABITACIDADE viabiliza experiências de ensino, pesquisa e extensão capazes de apoiar a formulação de políticas públicas e de projetos de intervenção e aplicação de tecnologias alternativas voltadas para a produção do habitat humano, em especial da habitação de interesse social.

 

O HABITACIDADE presta serviços de assessoria técnica a movimentos sociais como levantamento das necessidades técnicas e sociais, elaboração de projetos de arquitetura, acompanhamento técnico de obras de urbanização e edificação, assistência social para área da habitação de interesse social e outros.

O HABITACIDADE presta consultoria jurídica em temas relacionados ao uso, posse e propriedade de imóveis, regularização fundiária e planos municipais de habitação envolvendo ou não Zonas Especiais de Habitação de Interesse Social (ZEHIS).

O HABITACIDADE fornece capacitação técnica a lideranças de organizações e de movimentos sociais, bem como a grupos interessados.

O HABITACIDADE desenvolve projetos culturais e ações artísticas como estratégia de fortalecimento dos espaços comunitários coletivos.

 

COMO FAZEMOS

O HABITACIDADE visa à produção de parâmetros de sociabilidade, gestão territorial e de bem-estar coletivo.

O HABITACIDADE apoia o fortalecimento dos movimentos sociais com dinâmica coletiva de tomada de decisões e produção democrático-participativa do habitat.

O HABITACIDADE estrutura modelos que promovem a gestão cooperativa, em que os cooperados são protagonistas e co-responsáveis por todas as etapas do projeto.

O HABITACIDADE fomenta parcerias e o intercâmbio de experiências e conhecimentos com outras instituições.

O HABITACIDADE propõe soluções técnicas comprometidas com a realidade dos movimentos sociais e com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

 

QUEM SOMOS

O HABITACIDADE é uma plataforma transdisciplinar composta por profissionais com experiência em projetos de arquitetura, planejamento urbano, produção artística, tecnologias sustentáveis, gestão participativa, soluções jurídicas, políticas públicas e estratégias de financiamento.

 

 

Parceiros:

Escola da Cidade

Lanchonete.org

Instituto Mahle

KTH