Edifício Cambridge

Projeto para águas e agricultura urbana

Recuperação da mina d’água do Cambridge e horta comunitária

 

A idéia é muito simples e a execução envolve além de mão de obra, arquitetos, pedagogos e agentes sociais.

 

Desenvolver um estudo de viabilidade de projeto para destinar algum uso da água que brota da mina situado no subsolo do Cambridge e a implementação de uma horta comunitária nas varandas da cobertura do edifício.

 

Mina d’água

Vamos coletar uma porção da água e enviá-la para laboratórios competentes de análises (ex. IPT- instituto de pesquisas tecnológicas da USP) para avaliar sua composição e de acordo com o resultado desenvolver um projeto hidraúlico para o Cambridge. Possivelmente esse projeto abrangerá a ligação do esgoto da rede pública com o edifício.

Projeto para águas é proporcionar uma economia e autonomia quanto à água consumida no edifício.

O desenho do projeto e o acompanhamento da execução de recuperação da mina d’água é de responsabilidade do Grupo Habita Cidade.

A execução é de responsabilidade do movimento através dos mutirões que já ocorrem no edifício. Porém os mutirões devem ser treinados para as atividades que estarão executando.

Esse treinamento será outra atividade que o grupo habita-cidade estará desenvolvendo em paralelo e concomitantemente à reforma da mina d’água e implementação da horta.

O grupo habita-cidade é uma parceria entre arquitetos, pedagogos e agentes sociais que vão trabalhar pontualmente nessa reforma para trazer uma melhoria no edifício e, o mais importante, qualificar a mão de obra e empoderar o processo educativo que acontecem nos mutirões. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da ocupação e através dessa melhoria educar e empoderar a os que ali vivem.

A nossa preocupação é além do edifício, é fazer de uma necessidade de melhoria pontual um processo educacional.

 

Horta comunitária

Desenvolver um estudo de viabilidade para a implantação da horta comunitária, demanda dos próprios moradores. Vamos estudar a orientação solar e a capacidade estrutural das varandas para entender qual tipo de horta é possível implementar.

Projeto de berços e irrigação para a horta assim como a logística e gestão de manutenção serão de responsabilidade do grupo habita-cidade.

A proposta visa também trabalhar a reciclagem do lixo e o uso de composteira para todo o edifício,

Essa ação visa fortalecer e capacitar os mutirões através de oficinas relativas ao cultivo da terra, possibilitando assim ações que provocam o bem estar dos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *