Ações no Núcleo Verava de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica – Ibiúna

A Plataforma Habita-Cidade iniciou contatos com a Fundação Campo Cidade (FCC) de Ibiúna SP no ano de 2015. Passou a fazer parte da estrutura da Fundação como membro convidado, em função da perspectiva de parcerias e ações conjuntas. A Fundação mantém o Núcleo Verava, antes chamado Escola Familiar Agrícola de Ibiúna, referência nos anos 1990 como apoio ao núcleo de agricultores produtores de orgânicos no bairro do Verava, comunidade rural no sul do município de Ibiúna.

Ações para dinamizar a utilização da estrutura do Núcleo Verava têm sido empreendidas no âmbito da parceria acima referida da FCC com, através da Plataforma Habita-Cidade, a Escola da Cidade Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, sediada na cidade de São Paulo.

Essas ações têm como parâmetro um manejo agroecológico das terras do Núcleo Verava, com a perspectiva de instalar estruturas para experimentação continuada de produção agrícola em relação aos diferentes tipos de solos, formas de irrigação, banco de sementes etc, no intuito de capacitar e atualizar agricultores da região, que serão os professores replicadores das tecnologias ali praticadas.

A defesa básica que perpassa as ações desenvolvidas no Núcleo Verava é a da produção de Agroflorestas, sobretudo com espécies nativas, com esquema de escoamento, comercialização e sustentabilidade financeira associada a Certificação Participativa em função de ser agricultura orgânica e biodinâmica, restauradora de nossas terras tão castigadas e saneadoras de nossas águas e da saúde de todos os seres.

 

EFAImapa

Fig. 1 – Retângulo mostra localização aproximada do Núcleo Verava (fragmento mapa com topografia da região – IBGE)

20160219_131702

Fig. 2 – Estrutura existente do Núcleo Verava – vista do Pátio

efai1a

Fig. 3 – Propostas para as terras do Núcleo Verava, feitas por membros da Plataforma Habita-Cidade

efai2_revcentro

efai1_revcentro

Figs. 4 e 5 – Proposta de Canteiros (“Lousas” da Escola) a serem montados no Pátio do Edifício do Núcleo Verava (Proposta Habita-Cidade)

dsc05147

Fig. 7 – Canteiros marcados no Pátio do Núcleo Verava

1 comment for “Ações no Núcleo Verava de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica – Ibiúna

  1. Lúcio Kobayakawa
    janeiro 25, 2017 at 01:50

    Muito ouvi falar desse trabalho. Gostaria de visitar

Comments are closed.